Como gerar e instalar certificados SSL pelo CloudFlare

Antes de mais nada, esse tutorial é baseado no tutorial oficial oferecido pela Cloudflare, que você pode encontrar clicando aqui.

O primeiro passo é ter uma conta na Cloudflare, se você quiser aprender a como criar.

O segundo passo é você já ter feito a migração do seu domínio para a Cloudflare. Ou seja, migrar os servidores de nomes (ou mais conhecidos como servidores NS). A própria Cloudflare orienta a como fazer esses passos no momento de configuração da conta.

Com os servidores NS e a tabela DNS já na Cloudflare, pode ser gerado então o certificado HTTPS que tem duração para 15 anos e pode ser reutilizado em todos os subdomínios do seu domínio principal. Ou seja, não é preciso gerar um certificado para cada subdomínio, mas sim, um geral.

Então, sem mais enrolação, vamos aprender a criar esse certificado.

Na sua conta da Cloudflare, acesse a opção SSL/TLS na barra superior do menu.

Ícone no menu para acessar a opção SSL/TLS

Na tela de SSL/TLS, selecione a opção Origin Server.

Nessa tela serão mostrados todos os certificados que você possui, além da data de expiração e para quais domínios ele se aplica.

Clique na opção Create Certificate.

Aqui é recomendado apenas clicar em create, mas você pode definir se quer o certificado somente para o domínio principal, para todos os subdomínios ou para um subdomínio em especifico. Após validar os dados, clique em Create.

Nesse momento, serão demonstrados duas caixas de texto, uma contendo o certificado e a outra contendo a chave privada. É muito importante você ter cuidado nessa etapa e copiar as informações. Ou seja, copiar o texto do certificado e o texto da chave privada, pois a partir do momento que você fechar, essas informações não estarão mais disponíveis e para conseguir, terá de revogar o certificado e gerar novamente.

Was this article helpful?

Leave A Comment?